E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Novo Airão e amplia ações de saúde e inclusão

Município passa a integrar o Saúde AM Digital, que já alcança 34 cidades e 88 salas em funcionamento no Estado...

12/09/2025 18h40
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (12/09), a estrutura de Telessaúde do Programa Saúde AM Digital em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). Além da implantação de uma telessala e de um serviço de telediagnóstico, o município recebeu a entrega de hipoclorito de sódio para tratamento de água e cadeiras de rodas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Antes o paciente, para receber uma consulta especializada, tinha que ir até a capital. Agora faz aqui. São 17 especialidades. Começamos com 12 e já colocamos à disposição 17, como dermatologia, ginecologia e ortopedia. Isso é importante porque quando o paciente é atendido, os exames já vão automaticamente para o celular, pelo aplicativo. E com a sala de telediagnóstico, em até 10 minutos entregamos o laudo de um eletrocardiograma, por exemplo”, destacou o governador Wilson Lima.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Diego Peres/Secom

Com a nova estrutura, Novo Airão passa a integrar o Saúde AM Digital, que já conta com 34 municípios e 88 telessalas em funcionamento no Amazonas. As duas salas implantadas no município funcionam na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Brasilino, no bairro Novo Horizonte.

Os espaços receberam equipamentos de videoconferência, internet dedicada, sistema de prontuário eletrônico e aparelhos para realização de exames. O serviço de telediagnóstico possibilita resultados rápidos de eletrocardiograma (ECG), eletroencefalograma (EEG), monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), holter e raio-x.

A aposentada Lucilene Veira da Silva, 58 anos, foi uma das primeiras pacientes a utilizar o serviço e relatou o impacto positivo da novidade. “Eu achei ótimo. Eu tinha sempre vontade de passar pelo neurologista, agradeço a Deus e ao nosso governador do Amazonas, porque nossa cidade está evoluindo com muita coisa na saúde, sem precisar a gente sair daqui”, afirmou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários