E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

PGE-AM aposta em laboratório de inovação para fortalecer eficiência na gestão pública

Em fase de obras, “Lúmina” será voltado para criação de soluções que garantam agilidade a processos internos e impactam o atendimento ao cidadão...

10/09/2025 15h31
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação/PGE-AM

Um espaço de experimentação e desenvolvimento voltado para a criação de soluções que tornem a gestão pública mais eficiente, efetiva e próxima do cidadão. O “Lúmina”, laboratório de inovação da Procuradoria Geral do Amazonas (PGE-AM), está em fase de obras e faz parte de um conjunto de medidas que marcam um momento de transformação digital na instituição.

Instituído pela Lei Complementar nº 270/2025, o laboratório será um espaço de transformação de ideias em soluções para a gestão pública com o foco na sociedade e cidadão, dando apoio a políticas públicas orientadas por dados e com base em evidências O objetivo é, também, subsidiar a tomada de decisão e melhorar a gestão da advocacia pública. A unidade será dirigida pela Superintendência de Gestão Estratégica da PGE-AM.

“Mais do que propor inovações, o laboratório vai criar um ambiente de colaboração entre servidores, parceiros institucionais e sociedade civil. A estrutura física, em fase de construção, será voltada para trilhas de capacitação, parcerias estratégicas e desenvolvimento de projetos que aproximem ainda mais a PGE da população amazonense”, detalhou a superintendente de Gestão Estratégica da PGE-AM”, Ana Carolina Desideri.

Inovação no setor público

Os laboratórios de inovação no setor público atuam como catalisadores de iniciativas que buscam aprimorar o serviço público, gestão e políticas públicas em prol da sociedade.

Entre os exemplos de iniciativas bem-sucedidas estão o Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (Labori); o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR); o LabInova do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC); o Laboratório de Inovação em Governo (GNova), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e, em Manaus, o iMPacta Lab, setor de inovação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).

“Com o ‘Lúmina’ e todo o processo de transformação digital, a PGE-AM mostra que é possível se modernizar sem perder sua missão. Ao mesmo tempo em que se abre para o futuro, mantém o compromisso diário com o cidadão, que é o verdadeiro beneficiado de cada ação, projeto ou política pública construída com dedicação e responsabilidade”, acrescentou Carolina Desideri.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários