A Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu início à campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental e o cuidado à vida. O evento, realizado no último dia 8 de setembro no Convention Center, contou com participação dos profissionais da rede municipal de ensino e uma programação especial que incluiu capacitação para educadores e diversas atrações culturais, enriquecendo ainda mais o momento de integração e aprendizado.
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, destacou o compromisso da gestão municipal com a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental dos profissionais da educação, que desempenham papel essencial na formação das novas gerações.
"Nós montamos esse programa justamente para isso, para que a gente pudesse levar cada vez mais as condições para os membros da SEMED que é, hoje, a nossa maior secretaria. Ela envolve um grande número de profissionais e lida com uma enorme quantidade de desafios diários. Sabemos que esses desafios afetam diretamente todos vocês e estamos aqui para reafirmar que, no trabalho diário de vocês, não estão sozinhos. Contem com o apoio da gestão e da SEMED”, afirma.
A vice-prefeita Vanessa Gonçalves ressaltou a importância de olhar para a saúde mental dos profissionais da educação, que estão em constante contato com crianças e jovens. Ela parabenizou a Secretaria Municipal de Educação pela iniciativa e destacou a relevância de momentos como o da capacitação para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor.
"Quero dizer do quanto estou feliz de participar do Setembro Amarelo junto à educação. Na nossa administração, Matheus e eu, temos um olhar muito atento para a saúde mental dos nossos profissionais, que lidam todos os dias com nossas crianças e jovens. É essencial cuidar da saúde mental de quem está na linha de frente da educação. Esse é um momento de capacitação, de experiência e de valorização. Precisamos cuidar uns dos outros, e não apenas agora, no Setembro Amarelo, mas todos os dias”, destacou.
A secretária municipal de educação, Gizelle Soares, apontou a importância da iniciativa, que visa apoiar não apenas os alunos, mas também os educadores. Para ela, momentos de formação como esse são essenciais para garantir que os profissionais da educação estejam preparados para identificar e lidar com questões relacionadas à saúde mental no ambiente escolar. "Iniciamos a semana com a abertura do Setembro Amarelo, oferecendo capacitação aos nossos profissionais. Precisamos cuidar da saúde mental de quem está na linha de frente da educação”, disse.
O psicólogo da SEMED, André Acauan, enfatizou o sucesso da abertura do evento e a importância do trabalho contínuo de prevenção. Ele destacou que a capacitação proporcionada aos educadores os torna multiplicadores de conhecimento, ajudando a combater o sofrimento mental nas escolas.
"A abertura do Setembro Amarelo foi um grande sucesso. Esse momento é fundamental para que professores e gestores se tornem multiplicadores dessa missão tão importante: prevenir o suicídio e o sofrimento mental. Com a colaboração de todos, podemos salvar vidas e garantir que esses ensinamentos permeiem todos os dias do ano”, explica.
A Campanha Setembro Amarelo seguirá durante todo o mês com atividades de sensibilização e mais ações de apoio à saúde mental na rede municipal de educação. A Prefeitura de Parintins reforça o compromisso com a valorização da vida e o bem-estar de todos os cidadãos do município.
Texto: Paulo Expedito – SEMED/SECOM
Fotos: Pedro Coelho – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade