Após dois dias intensos de apresentações, debates e propostas de melhorias para município, encerrou na tarde deste sábado (16), no auditório da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a 4ª Conferência Municipal da Cidade de Parintins. Realizada pela Prefeitura de Parintins e pelo Conselho Municipal das Cidades (Concidade/PIN), o diálogo com diversos segmentos da sociedade teve resultado satisfatório, sendo 99% das propostas aprovadas.
A quarta edição teve como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, e contou com a presença de autoridades do poder público, como prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, representantes de instituições privadas e a população em geral.
O prefeito Mateus Assayag disse que momentos como esse são relevantes para cidade e que é uma honra poder participar e se comprometer com a causa. “Sem dúvida nenhuma é um momento em que foram discutidas pautas importantíssimas para toda população parintinense. Eu me sinto feliz em participar dessa conferência, que com certeza vai gerar grandes frutos futuramente, não só para sede do município, mas também para zona rural”.
O secretário de Administração, Ednilson Albuquerque, comemorou o resultado positivo da conferência. “A gente fica muito feliz de ver que a sociedade ouviu o chamado da Prefeitura e do Concidade, em que podemos perceber várias propostas, que foram pensadas coletivamente, e que são realmente relevantes para o município”.
4ª Conferência das Cidades
A abertura oficial da solenidade foi no dia no 15, às 17h no auditório da UEA, com a mesa redonda que reuniu autoridades públicas, a apresentação e aprovação do regimento interno e consulta pública sobre os pontos principais abordados ao longo das atividades da conferência.
No dia 16, de 8h às 16h, ocorreu a Palestra Magna do Professor Rodrigo Capelato, discussões e atrativas para elaboração de propostas de políticas públicas voltadas para desenvolvimento urbano do município, além da escolha dos advogados que irão representar Parintins na Conferência Estadual, em Manaus.
“Na palestra, a proposta foi primeiramente abordar o desafio de projetar cidades, seja do gestor público ou da população, devido a sua complexidade. Eu eu pude perceber com relação as propostas, uma crescente de demandas que visam suprir a necessidade da realidade atual que Parintins se encontra, não como um município do interior, mas como um grande centro cultural, social e econômico”, ressaltou o professor Rodrigo Capelato.
O representante da sociedade civil organizada, Fernando Moraes, um dos escolhidos para representar Parintins no estadual, defendeu que a iniciativa é atender as necessidades da população. “Foi muito produtivo, foram construídas propostas com base nas demandas dos diversos setores, desde a infraestrutura ao acesso das pessoas com deficiência”.
O advogado indígena e secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tito Menezes, elogiou a iniciativa da Prefeitura e do Concidade. “Parintins está de parabéns por esse importante evento de escuta e também de encaminhamento dessas importantes propostas aqui no âmbito da conferência. E só tenho a agradecer ao prefeito Mateus e toda comissão organizadora pelo evento”, concluiu.
Texto: Jailson Amazonas – SECOM
Fotos: Pedro Coelho e Divulgação – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação – SECOM/Parintins
Sensação
Vento
Umidade