E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Parintins - AM

Prefeitura de Parintins dá destinação adequada a descargas adulteradas e gera renda à Associação de Catadores

Ouvir Notícia Em uma ação de combate à poluição sonora e proteção ao meio ambiente, a Prefeitura de Parintins, por meio da Empresa Municipal de Trâ...

29/07/2025 14h17
Por: Redação
Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
Foto: Eder Repolho
Foto: Eder Repolho
Ouvir Notícia

Em uma ação de combate à poluição sonora e proteção ao meio ambiente, a Prefeitura de Parintins, por meio da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA), fez a doação de 347 descargas adulteradas de motocicletas à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Parintins (ASCALPIN). Os objetos serão tratados e virarão produto de renda aos associados.

Na ASCAPLIN, as descargadas das motos são descaracterizadas através do processo de prensagem para que não sejam utilizadas por terceiros. O material final é comercializado às empresas que trabalham com ferro e até mesmo às próprias fabricantes de descargas, gerando renda aos 20 membros que atuam na associação.

“É de grande importância a parceria com a Prefeitura de Parintins. Esse material é doado para a associação e a gente dá um descarte final. Esse material vai direto para as empresas que fazem essa reciclagem. Então, gera uma renda para o associado que trabalha dentro da associação”, disse a presidente da ASCALPIN, Marcivone Casemiro, que atua com reciclagem há mais de 17 anos.

As descargas apreendidas são frutos de um trabalho intensivo da EMTT em blitz e demais operações na cidade. “A Prefeitura Municipal de Parintins, através da EMTT, tem especificado as suas fiscalizações no decorrer do ano e hoje a gente faz o descarte, a destruição de 347 descargas livres que faziam uma poluição sonora na nossa cidade. E a gente está fazendo a destinação justamente para a coleta seletiva da associação”, declara o diretor-presidente da EMTT, Danilo de Souza Roberto.

A adulteração das descargas de motocicletas infringe o Artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito e ainda a Lei 9.065/98, no Artigo 54, a Lei de Crimes Ambientais (poluição sonora). De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Wescley Tavares, diversas ações são realizadas no município com o intuito de coibir tais irregularidades.

“É a questão da poluição sonora, qualquer dano que possa causar à saúde humana. É o que fala a legislação de crimes ambientais, que é a perturbação que essas descargas acabam trazendo quando utilizadas em motocicletas aqui no município de Parintins. Então, a gente alerta a população para não usar esse material, porque agora nós vamos fazer parceria com a EMTT de estar nessas ações de blitz”, informar Wescley.

A Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA) firmaram parceria para atuar no município de Parintins em blitz e demais operações. O objetivo é fiscalizar e manter o cumprimento da legislação ambiental e o Código Brasileiro de Trânsito.

Texto: Eldiney Alcântara – SECOM 
Foto: Eder Repolho – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários