E-mail

contato@site092.com

WhatsApp

(92) 999283-XXXX

Calhau-ApexBrasil
Amazonas

FVS-RCP alerta para os riscos da automedicação no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Automedicação pode causar intoxicações, resistência a antibióticos e até levar à morte...

05/05/2025 20h10
Por: Redação
Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Aline Reis/FVS-RCP

Em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, nesta segunda-feira (05/05), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reforça sobre a importância de evitar a automedicação e as consequências da prática de se automedicar, não levando em consideração a prescrição médica.

A data foi criada para apontar a prática do uso de medicamentos de forma correta e segura, evitando a automedicação, visando que o tratamento de infecções e doenças ocorra de maneira adequada, de acordo com orientação de um profissional de saúde, minimizando riscos e ampliando os benefícios para a saúde.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatiza a estratégia de alertar a população sobre os riscos da automedicação como forma de fortalecer a segurança do paciente. “A FVS-RCP atua na promoção do uso racional de medicamentos como estratégia essencial para a segurança do paciente e a proteção da saúde pública. Alertar é parte do nosso compromisso com a vigilância em saúde no Amazonas”, destaca.

Segundo o responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, Jackson Alagoas, a automedicação pode ter consequências que atrapalham o tratamento. “O uso e o compartilhamento indevido de medicamentos sem orientação médica ainda é uma prática que pode comprometer a eficácia do tratamento quando o medicamento é realmente necessário”, disse.

Automedicação

É considerada automedicação o ato de ingerir remédios para aliviar sintomas, sem qualquer orientação médica no diagnóstico, prescrição ou acompanhamento do tratamento. Entre as consequências do uso indevido de medicamentos estão intoxicações, reações adversas, dependência, resistência a bactérias, erro de dosagem, seja por excesso ou falta; alívio nos sintomas que mascara o diagnóstico correto da doença, e até a morte. A orientação é seguir corretamente as recomendações médicas.

Campanha

De 5 a 9 de maio, a FVS-RCP participa da Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos coordenada pelo Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM). A iniciativa está na 8ª edição e, nos dias 7 e 9 de maio, contará com concursos de desenho e fotografia, além da oferta de práticas integrativas, testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), logística reversa de medicamentos e vacinação no Shopping Grande Circular, zona leste de Manaus.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários