A alfabetização de jovens, adultos e idosos voltou a ganhar força em Parintins com a retomada do Programa Brasil Alfabetizado, reafirmando o compromisso da Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação com a inclusão educacional.
Após o recesso de fim de ano, o programa foi retomado no dia 12 de janeiro com a formação dos professores e, no dia seguinte, as aulas já iniciaram com os alunos. As atividades seguem até maio, quando está prevista a formatura dos participantes. A partir de junho, os alunos passarão a integrar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na primeira etapa da modalidade.
Segundo o coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Secretaria Municipal de Educação, professor Manoel Augusto Baba, o município já reduziu significativamente os índices de analfabetismo e pretende avançar ainda mais, com a ampliação do atendimento para a zona rural, incluindo áreas de várzea, terra firme e comunidades indígenas.
“Cerca de 4% da população indígena ainda se encontra em situação de analfabetismo, e nosso objetivo é chegar até essas comunidades”, destacou. Atualmente, o atendimento na zona rural ocorre de forma pontual, mas a proposta é expandir a cobertura a partir de junho.
Embora o programa tenha encerramento previsto para maio, a Secretaria Municipal de Educação já articula a continuidade das ações a partir de julho, com um projeto de gestão exclusiva do município, voltado à erradicação do analfabetismo, especialmente na zona rural.
Texto: Oliver Freire - SEMED/SECOM
Foto: Dalciney Batalha
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade



