O estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fapeam

Foto: Divulgação/Acervo Juliana Viana Barbosa
Apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), projeto desenvolvido por estudantes do ensino fundamental cria aplicativo que reúne conhecimentos das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens.
O projeto foi estruturado de acordo com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e atendeu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especificamente aqueles relacionados à Educação de Qualidade (ODS 4); Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9); e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).
Intitulado “Uma jornada de inovação na Escola Municipal Professor Álvaro César de Carvalho: construção de um jogo educativo na plataforma MIT App Inventor”, o projeto foi coordenado pela pesquisadora, professora e mestre em Biotecnologia, Juliana Viana Barbosa de Souza. A criação do aplicativo também auxiliou os alunos na preparação para a avaliação nacional do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para a coordenadora, o app promoveu a inclusão digital e fortaleceu a autoestima e o protagonismo dos alunos. “Ao integrar ciência e tecnologia à realidade amazônica, o projeto contribuiu para reduzir desigualdades educacionais, valorizar a cultura local e estimular a inovação social dentro da escola pública”, ressaltou Juliana Vieira.
O aplicativo “Curumim QuizQuest” foi desenvolvido em Manaus na Escola Municipal Professor Álvaro César de Carvalho, e no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Senador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, instituições de ensino localizadas na Zona Leste da capital.

Foto: Divulgação/Acervo Juliana Viana Barbosa
O app foi realizado com o uso da ferramenta MIT App Inventor, uma plataforma de código aberto do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Google, que permite a personalização de aplicativos, e interface gráfica que proporciona aos usuários a criação de aplicativos sem a exigência de conhecimento prévio em sistemas de programação.
A coordenadora Juliana Vieira explica que o aplicativo foi criado para ser intuitivo e de fácil navegação, e que a experiência da criação dessa ferramenta proporcionou aos estudantes no 9° ano do Ensino Fundamental uma introdução ao processo de desenvolvimento de futuros projetos científicos, incluindo conhecimentos sobre design experimental, coleta e análise de dados, e comunicação de resultados.
“Este projeto demonstrou que a escola pública amazônica pode ser um espaço de inovação e produção tecnológica. Além disso, consolidou uma rede colaborativa de professores e alunos, estimulando a continuidade de novas iniciativas de pesquisa e o fortalecimento da Formação Steam, com Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática”, detalhou a professora.
A expectativa é de que, a longo prazo, o uso do aplicativo possa continuar a auxiliar os estudantes no desempenho em sala de aula, contribuindo para o fortalecimento da cultura digital e da inovação pedagógica na Educação Básica.
Fomento científico
A coordenadora definiu o amparo da Fapeam ao projeto apoiado no âmbito do PCE, edital n° 002/2024, como fundamental para sua execução, com a aquisição de recursos tecnológicos e a formação continuada dos estudantes participantes.
“O apoio promoveu a articulação entre pesquisa, inovação e educação pública. Esse suporte consolidou o projeto como uma iniciativa científica de impacto social e pedagógico na rede municipal”, concluiu.
Programa Ciência na Escola
O Programa Ciência na Escola (PCE) é direcionado à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas. O PCE apoia a participação de estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, incluindo modalidades como educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar.
Sensação
Vento
Umidade



