Os campeões dos concursos de doce de leite, vaca leiteira, queijos (em três categorias) e farinha reconheceram a importância dos investimentos da Prefeitura de Parintins, a oportunidade e a valorização da pecuária e agricultura familiar. As premiações recordes para cada categoria da competição na 38ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin) resultaram na maior participação de produtores rurais da história do evento, encerrado neste domingo, 7 de dezembro.
Os troféus aos vencedores dos concursos foram entregues pelo prefeito Mateus Assayag, presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), Telo Pinto, vice-presidente Nazaré Jacaúna, secretário municipal de Produção Rural, Tião Teixeira, vereador Julvan Medeiros, o sócio Geraldo Medeiros e o diretor técnico, Walter Leandro Coutinho. Eles estavam acompanhados de membros da coordenação no palco do Parque de Exposição Agropecuária Luiz Lourenço de Souza.
O pecuarista Adinamar Lima, da Fazenda Agro Nova, comunidade do Macurany, alcançou o feito de 28 quilos de leite por ordenha no concurso leiteiro. Ele ganhou o prêmio de R$ 7 mil e agradeceu aos investimentos da Prefeitura de Parintins. “Trazemos para a exposição gado com melhoramento genético. Viemos para esta competição e estamos satisfeitos com o resultado. Só quero agradecer aos apoiadores, ao prefeito Mateus, à Associação dos Pecuaristas, à universidade e ao instituto federal. Mostramos a outros produtores como é importante seguir um objetivo, e que todo mundo se una para termos genética com produção”, disse o campeão.
O queijo manteiga campeão da 38ª Expopin, na categoria bovino, é originário da Fazenda Pantanal, da comunidade São Sebastião do Boto, de propriedade de Josiandro Teixeira de Souza. “É um orgulho grande participar do concurso, com apoio do prefeito Mateus, do presidente Telo e de toda comissão. Quero dedicar este prêmio à minha mãe Nilvanira (Neneca), com quem aprendi a fazer queijo desde criança. É tradição da família trabalhar com criação de gado e ‘mexer’ com leite”, descreveu o criador e produtor de queijo.
A zootecnista Terezinha Teixeira de Souza, responsável técnica da Fazenda Paraíso das Arirambas, do Caburi, de João Neto e Corina Vasconcelos, recebeu o prêmio de melhor queijo coalho bovino na 38ª Expopin. “Parabenizo a organização do evento, em nome do prefeito Mateus Assayag, por valorizar a pecuária. O concurso atrai os produtores para dentro da feira. Por ser filha de pecuarista, de produtora de queijo, dedico este prêmio à minha família, aos meus pais que trabalham com isso. Todos os produtores estão de parabéns por participarem da Expopin”, enfatizou.
A farinha de mandioca da comunidade do Máximo, da agricultora Maria de Fátima Marques, consagrou-se pentacampeã consecutiva da Expopin. “Agradeço a Deus, ao Mateus, à associação dos pecuaristas, ao secretário Tião e a toda equipe. A farinha do Máximo é a melhor que há na região, cinco edições do evento agropecuário em primeiro lugar. Os clientes podem comprar diretamente no Mercado Luiz Gonzaga, no Box Seo Máximo”, afirmou.
Texto: Gerlean Brasil - SEMPA/SECOM
Foto: Yasmin Cadore/Expopin
E-mail: [email protected]
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins
Sensação
Vento
Umidade



