A Prefeitura de Parintins e a Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP) já definiram os concursos que vão premiar o melhor queijo manteiga, queijo coalho, doce de leite, vaca leiteira e farinha, durante a 38ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin), de 03 a 07 de dezembro.
Em 2025, o prefeito Mateus Assayag determinou que município terá participação direta no evento, destinando recursos para sua realização.
A Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) iniciou a agenda de encontros para a atualização dos regulamentos com a Comissão Organizadora dos Concursos.
Na quarta-feira, 05 de novembro, o presidente da Associação dos Pecuaristas, Telo Pinto, reuniu com o secretário municipal de produção, Tião Teixeira e equipe, para definir os critérios do processo de escolha, bem como os prazos de inscrição para os produtores rurais. A coordenadora dos concursos da 38ª Expopin, engenheira agrônoma Wanderléia Ribeiro, informou que os concorrentes também serão convidados para uma vitrine de comercialização dos produtos no dia de cada competição.
De acordo com o presidente da APP, outra novidade preparada para a 38ª Expopin é o aumento das premiações em todos os concursos. “É importante a gente enaltecer o trabalho e, acima de tudo, a qualidade dos produtos da nossa região. Quando nós estabelecemos concursos, foi justamente para essa conotação e para valorizar o nosso produtor rural do leite, do queijo, do doce de leite e da farinha. O leite, prioritariamente, é importante por conta do investimento que o criador faz em matrizes de boa qualidade e de melhoramento genético”, explicou.
Conforme Telo Pinto, o rebanho de Parintins possui animais leiteiros com média de produção de 12, 15 ou 20 litros por ordenha. “Isso influencia no aumento da qualidade dos derivados (doce, queijo de manteiga, coalho)”, complementou. A 38ª Expopin movimenta a agricultura familiar com a premiação da melhor farinha de mandioca. “Esperamos representantes de várias comunidades porque Parintins é um polo produtor de farinha. Tudo é para melhorar a produção agrícola e ofertar alimentos de qualidade à população”, declarou.
Texto: Gerlean Brasil - SEMPA/SECOM
Foto: Pedro Coelho
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade



