Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), apoia as ações que serão realizadas pela Comunidade Quilombo de Santa Izabel durante todo o mês de novembro. As atividades envolvem a Estação Cidadania, no bairro União, e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS/União).
Na programação estão palestras nas escolas, instituições privadas, universidades, rodas de conversa, apresentações culturais, lançamento de documentário, homenagens aos quilombolas de Parintins, a Marcha das Mulheres Negras e movimentos socialmente minorizados.
As atividades tem como objetivo valorizar a história, a cultura afro-brasileira e reafirmar o compromisso com a igualdade racial e o combate ao preconceito, afirma Cicero Antônio, orientador social criativo do Estação Cidadania, militante do movimento Negro, parceiro estratégico do Quilombo Santa Izabel de Parintins, remanescente do Rio Andirá.
“Estaremos levando o debate sobre o racismo ambiental. É importante entender o nosso ambiente pelas perspectivas da leitura dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e hoje as nossas periferias declaram quem são as pessoas que moram nesses lugares”, informa Cícero.
No dia 12 de novembro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS União) realizará o Dia “D” da Consciência Negra com as famílias do Quilombo Santa Izabel, com serviços de embelezamento, atividades lúdicas, pintura, exposição da produção de oficinas confeccionada pelos quilombolas, apresentação cultural com Palhatecaria e Amigos do CRAS.
Fazendo parte da programação, o documentário “Rotas Quilombolas”, gravado recentemente no Quilombo São Pedro/Andirá em parceria com a Escola Estadual Senador João Bosco, será lançado no dia 20 no auditório da Estação Cidadania.
“O documentário foi gravado no Dia das Crianças e traz falas de Parintins, recentemente, não tínhamos a ideia que somos terra de quilombo. Hoje somos outra realidade. Estamos em uma rota aberta do quilombo”, ressalta Cícero.
Com o tema “Racismo Ambiental”, também está agendada a Marcha das Mulheres Negras e Movimentos Socialmente Minorizados para o dia 25 de novembro. O evento integra o calendário nacional de mobilização em alusão à 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontece na mesma data em todo o país.
A agenda encerra no dia 29 com evento cultural no Quilombo Santa Izabel com desfile do Garoto e Garota Quilombola, capoeira, palestra, danças afro e carimbó.
Texto Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Foto: Cícero Antônio
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sensação
Vento
Umidade



